Cidades

Parque Zoobotânico pode ser reaberto ainda neste ano

Está sendo feita pelo Ministério Público


O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu o procurador do Ministério Público Federal, Thiago Cunha de Almeida, na Fundação Parque Zoobotânico Municipal Arinaldo Gomes Barreto, para avaliar a reabertura do local. O diretor presidente do Parque, Márcio Pimentel e sua equipe levaram o procurador para conhecer os espaços, as estrutura, os animais e a vegetação. Após a visita foram apresentados a ele o projeto de revitalização e o relatório das atividades desenvolvidas e as equipes que atuam no zoo.

O procurador aprovou o que viu e parabenizou o esforço da prefeitura na busca pela adequação do parque às normas técnicas e legais, para que se consiga reabri-lo. De acordo com Thiago Cunha, essa postura alimenta a esperança por uma solução consensual: “É interesse do Ministério Público Federal que o parque volte a funcionar e que atenda a sociedade de forma plena. Vamos buscar entendimento para a reabertura de acordo as normais legais”.

Segundo o procurador, o objetivo agora é realizar um termo de Ajuste de Conduta (TAC). Primeiro o município terá que encaminhar proposta com medidas imediatas que envolva segurança do público, melhorias das trilhas, ampliação do logradouro das onças, construção de espaço para banheiros, pintura, reforço de grades, revitalização da fachada e guarita da frente do parque. “Vamos analisar junto com outros órgãos responsáveis pelas questões ambientais, para ver se com essas medidas apresentadas pela prefeitura já é possível a reabertura do parque”, informou o procurador.

O prefeito Clécio Luís ressaltou que as ações e a busca de recursos para a reabertura não param. “Temos convidado tanto a iniciativa pública como privada para nos ajudarem. Acreditamos que a bancada federal vai destinar verbas para a reabertura do parque, que possui um grande projeto que contempla tudo, mas nosso principal objetivo é vê-lo de portas abertas para o público, para que essas novas gerações possam visitá-lo e se encantar com tudo isso aqui, como eu já me encantei quando criança”, disse o prefeito.

O espaço possui 107 hectares e abriga todos os ecossistemas amazônicos. É um dos cinco maiores parques urbanos em tamanho do planeta.


Deixe seu comentário


Publicidade