Cidades

Pesquisadores do Amapá participam de feira tecnológica que reúne 21 países

Projetos de Macapá e Laranjal do Jari representam o estado na 31ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), considerado o maior evento de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas de ensino fundamental, médio e técnico.


Jovens estudantes de Macapá e Laranjal do Jari serão os representantes do Amapá na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 de outubro de 2016. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

SORO CONTRA VENENO DE ARRAIA – O aluno Felipe da Silva Rodrigues, da Escola Estadual Mineko Hayashida, de Laranjal do Jari, desenvolveu a pesquisa Venenos Que Curam: Soro Alternativo a Partir do Veneno de Arraia, Uma Solução Para Pequenas Comunidades. Orientado pelas professoras Elizabete Rodrigues e Thaila Bárbara de Sena Dias, o jovem desenvolveu um estudo para verificar a eficácia de um soro orgânico contra veneno de arraia, peixe de forte presença na região. Produzido a base de álcool e com o próprio veneno da arraia, o soro é uma antiga receita da comunidade, usado no primeiro atendimento de vítimas do ferrão da arraia. A pesquisa busca comprovar cientificamente a eficácia da formulação.

LIXEIRA SUSTENTÁVEL – Da capital Macapá, a estudante Aira Beatriz Cardoso de Souza, da Escola META, apresenta o trabalho Lixeira Sustentável: Uma Simples Solução Para Um Grande Problema. Orientada pelos professores Emilson Pereira da Silva e Danielle Alessandra Pereira de Brito, ela realizou um estudo técnico para viabilizar a produção de uma lixeira sustentável criada com reaproveitamento de resíduos de impressão gráfica (lonas, tubos de papelão e banners). O foco da aluna era encontrar uma aplicação para o PVC desses materiais, substância que, descartada de maneira irregular, pode causar sérios danos ao meio ambiente. Um projeto-piloto já está em andamento na Escola Estadual Santa Maria, também em Macapá, que recebeu 20 lixeiras para uso, palestras e oficinas educativas para professores, funcionários e alunos.

A MOSTRA – A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Adriane Costa | Notícia em Dobro

Deixe seu comentário


Publicidade