Pesquisadores do Iepa serão palestrantes em simpósio internacional
Será tema de simpósio que começa nesta quarta-feira, no Ifap.
Pesquisadores das áreas de ciência e tecnologia do governo do estado do Amapá participarão do I Simpósio Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Cadeia Produtiva do Açaí, que será realizado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) nestas quarta e quinta-feiras, às 17h, na sede do instituto na BR210, zona norte de Macapá.
O evento tem o objetivo de identificar subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de indicadores de segurança alimentar e nutricional na cadeia produtiva do açaí no Amapá.
O fruto, por ser importante componente da dieta da população amapaense e uma das frutas mais exportadas do Amapá, foi escolhido como tema para o simpósio que contará com participação de estudantes e especialistas brasileiros e estrangeiros para as discussões. Os batedores de açaí e produtores que fornecem o fruto também estão entre os participantes.
Palestras e minicursos farão parte da programação e a participação é gratuita. Entre os palestrantes estão os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), André Amaral e Edilluci Malcher, que irão ministrar as palestras sobre Programa Alimentos Seguro na Cadeia Produtiva do Açaí (PAS-Açaí) e Ações de Boas Práticas de Fabricação, implementadas na cadeia produtiva do açaí.
O pesquisador André de Siqueira Mendes Amaral está responsável pela palestra sobre o Programa Alimentos Seguro na Cadeia Produtiva do Açaí (PAS-Açaí), que acontecerá na terça-feira, 11, as 11h. Ele possui graduação e mestrado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, consultor e instrutor no Sebrae-AP, consultor do Programa Alimentos Seguros – PAS, segmento Mesa e Indústria, multiplicador do PAS Açaí. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: análises físico-químicas, elaboração de produtos tecnológicos, açaí, frutas, oleaginosas e boas práticas.
A pesquisadora Edilluci do Socorro Tostes Malcher ministrará a palestra Ações de Boas Práticas de Fabricação, implementadas na cadeia produtiva do açaí, na terça-feira, 11, as 14h30. Ela possui graduação e mestrado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Pará, e doutorado em Biodiversidade Tropical, pela Universidade Federal do Amapá. Atualmente, é professora da Faculdade Educacional da Amazônia e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em alimentos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: secagem, tecnologia do pescado, sistema appcc, higroscopicidade e açaí.
Deixe seu comentário
Publicidade