Cidades

Pessoas com deficiência visual visitam biblioteca do CEU das A

Acervo de livros em braille



 

Um grupo de pessoas, entre estudantes, professores e atletas com deficiência visual, visitou a biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes). O objetivo foi conhecer o acervo de livros adaptados que o espaço dispõe.

No início deste mês, a Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), adquiriu 250 exemplares com o aporte financeiro de implantação do CEU das Artes. São 40 livros bíblicos (29 do Antigo Testamento e 10 do Novo Testamento), um guia de leitura e 209 de autores diversos, com conteúdo científico e literário.

As obras são adaptadas para transcrição em braille – processo de leitura e escrita em relevo mais adotado em todo o mundo; adaptação do livro falado – livros por meio de gravação de áudio (audiolivro), de ampla utilização no Brasil, constitui eficiente recurso, pois permite informação imediata dos mais variados temas históricos e contemporâneos; e ampliação para deficientes visuais com baixa visão – livro com tamanho das letras ampliado.

O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Jodoval Farias da Costa, manifestou satisfação ao conhecer o novo espaço. “Ficamos felizes, pois descentraliza o atendimento para a pessoa com deficiência visual. O CEU das Artes é o primeiro ponto na zona norte voltado para este público. Então, temos que frequentar e valorizar esse espaço”.

Os livros estão à disposição do público na biblioteca do CEU das Artes, na Avenida Carlos Lins Cortes, Infraero II, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 21h30.


Deixe seu comentário


Publicidade