Cidades

Peterka representa Amapá em evento de pesquisa em malária

Reunião nacional agrega comunidades envolvidas no setor, bem como em desenvolvimento tecnológico, inovação e controle da doença


 

Douglas Lima
Editor

 

Acontece desta quarta-feira, 6, ao dia 9, sábado, em Belém do Pará, a 27ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM), agregando as comunidades do Brasil e exterior envolvidas no setor, bem como em desenvolvimento tecnológico, inovação e controle dessa doença infecciosa, febril, aguda e grave causada pelo parasita plasmodium e transmitida ao homem na maioria das vezes por mosquitos anófeles infectados.

 

O Amapá é representado na Reunião de Pesquisa em Malária pelo titular da Superintendência de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka, que no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) antecipou que no evento será dado um depoimento de imunização no Garimpo do Lourenço com uso da tafenoquina, medicação considerada inovadora.

 

 

A 27ª Reunião de Pesquisa em Malária foi estrategicamente levada para Belém em razão dessa cidade capital do estado do Pará sediar, no próximo ano, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), e nela virem ocorrendo, no momento, eventos preparativos para o grande acontecimento.

 

A data de 6 de novembro, escolhida para abertura da RNPM, é significativa, pois celebra o Dia da Malária nas Américas. Este dia é uma grande oportunidade para a região amazônica brasileira atrair atenções de diversos setores sobre a premência de ações contra a doença.

 

O representante amapaense, Cássio Peterka, acha que as discussões com a presença de especialistas de várias partes do Brasil e do mundo, em Belém, contribuirão para que o combate à malária avance rumo à extinção desta doença que é endêmica na Amazônia.

 


Deixe seu comentário


Publicidade