Plano de Aposentadoria Incentivada valoriza servidores da Assembleia Legislativa do Amapá
PAI tem se apresentado como ferramenta estratégica, não somente para Alap, mas em especial para os servidores que estão considerando transição para aposentadoria diante dos benefícios oferecidos e também por permitir saída de suas funções de forma planejada e harmoniosa
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), desde 24 de junho, vem dando continuidade ao Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), como forma de valorizar os servidores efetivos que já se enquadram no processo de aposentadoria da instituição.
O PAI tem se apresentado como uma ferramenta estratégica, não somente para a Casa, mas em especial para os servidores que estão considerando a sua transição para a aposentadoria diante dos benefícios oferecidos e também por permitir uma saída de suas funções de forma planejada e harmoniosa.
Aprovado pela Lei N° 3075, de 11 de junho deste ano, Plano de Aposentadoria Incentivada oferece, entre outras vantagens, pagamento a título de Vantagem Pecuniária Extraordinária, em parcelas mensais, pelo período de 5 anos ou até que o servidor em questão alcance a idade que deveria se aposentar compulsoriamente, salário igual ao valor de seu vencimento básico, conforme valor aplicado no mês anterior aquele, que, aposentado , passe a receber seus proventos, Auxílio Alimentação, Plano de saúde e ainda parcelas bônus de acordo com o vencimento básico de cada servidor, além de outros benefícios dispostos na Lei. No total são 4 VPEs e mais duas vantagens pecuniárias deidas.
Para o diretor administrativo da Alap, Maick Hammer, esse é um momento histórico não somente para a Alap, mas para o serviço público como um todo no Amapá. “O número de adesões de quase 90% ainda nos primeiros dias demonstra o compromisso da gestão em realizar e idealizar um programa de aposentadoria que fosse atrativo e valorizasse o servidor; lógico que os servidores que aderiram inicialmente ao PAI, obtiveram mais vantagens, porém o Programa não foi encerrado e ainda temos sessenta dias até sua conclusão para os servidores que ainda quiserem aderir ao PAI. Eles podem nos procurar, pois temos toda uma equipe preparada e disposta a prestar todo o suporte necessário para esclarecer todas as dúvidas quanto às aposentadorias”, destacou.
Até o momento, do total de 59 servidores aptos ao PAI, 51 aderiram ao Programa. Além desses, outros 3 servidores que, inicialmente, não estavam entre os beneficiados, também aderiram ao Programa, resultando disso, uma porcentagem de quase 90% dos servidores que se enquadraram nas condições exigidas para a adesão ao PAI, isso nos primeiros quinze dias do período de adesão.
A presidente da Alap, deputada estadual Alliny Serrão, destacou o alto índice de adesão como um demonstrativo da confiança dos servidores quanto às medidas adotadas pela instituição. “Estamos muito satisfeitos com a resposta positiva de nossos servidores. Esse Programa de Aposentadoria Incentivada é uma oportunidade para reconhecermos e recompensarmos o trabalho dedicado de nossos colaboradores ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, abrirmos espaço para novos talentos e inovações na Assembleia”, ressaltou a deputada.
A servidora Aimê Favacho, 34 anos de funcionalismo público, atualmente exercendo suas funções na Rádio e Tv da Assembleia destacou que só decidiu pela aposentadoria por conta das vantagens oferecidas pelo Programa. “Ter aderido ao PAI foi muito importante , principalmente porque eu não teria as vantagens financeiras que o Programa está oferecendo a todos nós. E é fundamental termos essa tranquilidade, após tantos anos de trabalho, para que possamos aproveitar o máximo da vida ao lado das pessoas importantes para nós, viajando, conhecendo novos lugares, com a certeza de que nossa dedicação á Alap foi reconhecida e valorizada”.
A mesma opinião é compartilhada pela servidora Stella Gato, há 32 anos na Alap. “Estou aqui desde 1992, e agora sim , estou me sentindo mais segura para fazer essa transição para a aposentadoria, principalmente pelos benefícios oferecidos, é realmente irrecusável, uma possibilidade de iniciar uma nova etapa na vida de todos nós servidores da Alap, seja abrindo seu próprio negócio, viajando, curtindo a vida mesmo, um novo ciclo que se inicia a partir da aposentadoria e que só está sendo possível graças à sensibilidade da atual gestão com os servidores mais antigos”, elogia.
Além da reestruturação financeira, por meio do PAI, para a Assembleia Legislativa há também a abertura para novos talentos dentro da instituição com a renovação das equipes e surgimento de novas habilidades e ideias, ainda que a experiência dos servidores mais antigos seja preservada como um patrimônio intelectual de quem conhece o funcionamento da Assembleia como poucos. O prazo para os servidores que ainda pretendem aderir ao PAI será encerrado no próximo dia 22 de agosto, até lá a expectativa é de que o Programa atinja cem por cento de adesão.
Deixe seu comentário
Publicidade