Cidades

PMM e MPF assinam termo para reabertura do Parque Zoobotanico

Após 20 anos fechado para visitação, dentro de alguns meses aqueles que já foram ao Parque Zoobotânico poderão retornar


Após 20 anos fechado para visitação, dentro de alguns meses aqueles que já foram ao Parque Zoobotânico poderão retornar e os que nunca o conheceram irão desfrutar das belezas da fauna e flora que existe no local. Mas isso só será possível porque a Prefeitura de Macapá e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um termo de compromisso que irá possibilitar a reabertura do espaço.

 

O procurador da República, Thiago Cunha, aprovou e parabenizou o esforço da prefeitura na busca pela adequação do parque às normas técnicas e legais, para reabri-lo. “Percebemos o esforço do Município em nos levar até o parque para mostrar as melhorias que já foram feitas, e isso nos mostrou interesse do ente em solucionar o problema e reabrir o local. É interesse do Ministério Público Federal que o Zoobotânico volte a funcionar e que atenda a sociedade de forma plena”.

 

No termo ficou estabelecido que a prefeitura apresentará os projetos de adequação do parque para o Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), além da construção da enfermaria para os animais, assim como implantação de programas de Educação Ambiental. O prazo total para implementação de todas as medidas contidas no documento é de 180 dias. O diretor-presidente do parque, Márcio Pimentel, explicou que assim que as reformas imediatas forem concluídas o Zoobotânico será reaberto. “Esse é um marco para a gestão do prefeito Clécio, que vem ‘lutando’ para que isso ocorra há alguns anos”.

 

O prefeito ressaltou as ações e a busca de recursos para a reabertura do parque. “Temos convidado tanto a iniciativa pública quanto a privada para nos ajudar. Possuímos um grande projeto que contempla tudo, mas nosso principal objetivo é vê-lo de portas abertas para o público. Por isso, essa assinatura é um marco histórico na vida dos macapaenses. O Município não estava dando conta de cuidar do parque, pois ele saiu de uma condição onde havia mais de 200 animais e hoje tem menos de 50. Ocorre que, atualmente, a situação é bem diferente da que encontramos. Hoje os animais são bem cuidados e tratados, e com pequenas obras conseguimos fazer com que ele possa ser aberto ao público novamente”.

 

Nesse primeiro momento para a reabertura algumas medidas imediatas serão feitas. Entre elas a segurança do público, melhorias das trilhas, ampliação do logradouro das onças, construção de espaço para banheiros, pintura, reforço de grades, revitalização da fachada e guarita da frente. “Com pequenas obras, será possível reabri-lo para a população para fazer pesquisa, turismo, educação ambiental e garantir que nossas crianças tenham convivência com a fauna e flora, e, a partir disso, que elas possam se relacionar com a nossa realidade amazônica, e é por isso que eu digo que essa assinatura é um marco histórico, porque dentro de pouco tempo a população poderá usufruir desse patrimônio histórico de Macapá”, finalizou o prefeito Clécio Luís.

 

Participaram também da assinatura do documento a chefe da Divisão Técnica Ambiental do Ibama, Marcia Bueno; a superintendente do Ibama, Gracicleide Santos e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, além do procurador-geral do Município, Emmanuel Dante.

 


Deixe seu comentário


Publicidade