PMM executa ação de combate ao Aedes aegypti no Vale Verde
Para dar continuidade às ações executadas pela Prefeitura de Macapá no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 25, mais uma ação conjunta com os agentes de endemias e Exército Brasileiro para a eliminação e combate de focos do mosquito no bairro Vale Verde, zona sul de Macapá.
Durante toda a manhã, a frente de trabalho percorreu casas em busca de criadouros e orientando a população sobre as formas de se evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus. No quintal do comerciante João Eli Cunha nenhum foco foi encontrado, mas os agentes detectaram muito lixo e depósitos em potencial para o mosquito. O morador foi orientado a retirar o material. “Foi uma falha minha deixar acumular tanta coisa, mas me comprometo em retirar tudo, não quero contribuir para o aumento do mosquito aqui no bairro”.
O diretor municipal de Vigilância Ambiental, Josean Silva, disse que, mesmo com toda a divulgação nacional sobre os perigos que o mosquito representa, o acúmulo de lixo em quintais ainda é grande. De acordo com o primeiro Levantamento de Infestação Rápida por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, pouco mais de 54% dos criadouros do mosquito está nas residências, em locais como reservatórios de água, ralos, caixa d’água, vasos de plantas, entre outros.
“Mesmo com toda a divulgação sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, as pessoas deixam de fazer a vistoria em seus quintais. A população precisa entender que é a responsável pela limpeza do terreno e que a melhor forma de prevenir essas doenças é impedindo que o mosquito nasça”.
O batalhão de combate ao mosquito Aedes ficará no bairro até terça-feira, 26, realizando educação em saúde e a eliminação de criadouros. Em seguida, na quarta-feira, 27, as ações serão desenvolvidas no bairro Marabaixo.
Deixe seu comentário
Publicidade