População de Santana reclama da falta de atendimento de emergência
SAMU conta com apenas uma ambulância, que se encontra parada com defeito mecânico
O Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu) de Santana está sem funcionar a uma semana por falta de ambulância, porque a única existente na unidade, responsável pelo atendimento da população do município, atualmente de 112.218 habitantes, segundo o IBGE, está com defeito mecânico. Em casos de emergência, a única saída é recorrer a veículos particulares, o que, de acordo com especialistas, pode até agravar o estado de saúde dos pacientes, principalmente quando se trata de vítimas de acidentes traumáticos, porque a remoção tem que ser feita com cuidados médicos especiais.
Na manhã desta segunda-feira, 31, a bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) protagonizou um drama, que bem mostra a realidade do abandono em que se encontra a saúde pública de Santana – distante cerca de 15 km a sudoeste de Macapá: Maria de Nazaré, uma anciã de 80 anos de idade, vítima de uma queda de rede, encontrava-se numa balsa, no ‘Porto do Grego’, exposta às intempéries do tempo, com muitas dores, desde as 3h, sem condições de ser removida para uma unidade de saúde, por não ter ambulância no Samu.
Desesperado, o comandante da balsa, que se identificou como Leozildo, ligou para a produção do programa e, ao vivo, desesperado, fez o apelo: “Por favor, Luiz Melo, acione alguém, veja o que você pode fazer, porque essa senhora está sofrendo muito e ninguém presta socorro a ela, e daqui de Santana só o Samu local atende pelo telefone 190, consiga ajuda aí em Macapá”.
A partir dali, foram várias as ligações feitas pela produção do programa. Inicialmente para o Samu de Macapá, ligação esta conseguida na terceira tentativa, mas, por ser uma situação inusitada, o caso foi passado para um médico, que informou não ser possível o deslocamento para outro Município, por ser um serviço administrado pela Prefeitura, e recomendou que acionasse os Bombeiros, através do número 193. Dessa vez, entretanto, uma pessoa atendia mas, de logo em seguida desligava o telefone. Sem outra alternativa, o apresentador do programa entrou em contato com a titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Renilda Costa, que revelou já ter adotada as providências necessárias para a remoção da anciã tão logo tomou conhecimento do caso, eis que estava ouvindo o programa.
O drama de Maria de Nazaré mobilizou o programa desde as 7h03, e todos os detalhes foram transmitidos ao vivo. Às 7h36 uma ligação telefônica tranqüilizadora: o Tenente Costa, que comandava o Ciodes na ocasião, informou, também ao vivo, que Maria de Nazaré se encontrava naquele momento dentro de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, e estava sendo conduzida a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) do município de Santana para avaliação. Logo em seguida, o comandante de balsa ‘Vitória do Xingu’, Leozildo, telefonou para o programa e, também ao vivo, agradeceu: “Aleluia! Muito obrigado, Luiz Melo, muito obrigado à bancada do programa, a ambulância enfim, chegou. Agradecemos também à Secretária (Renilda Costa), aos policiais (do Corpo de Bombeiro Militar), graças a Deus através do programa nós conseguimos!”. (Ramon Palhares)
Deixe seu comentário
Publicidade