Prazo para cadastro de dados de escolas do Amapá no Censo Escolar encerra na quarta, 31
Informações são essenciais para o planejamento e implementação de políticas públicas educacionais
O Governo do Amapá reforça a participação dos gestores no Censo Escolar 2024. A primeira etapa ocorre até 31 de julho para coletar informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Os dados são importantes para compreender a situação educacional do Amapá, além da efetividade das políticas públicas educacionais.
O Censo Escolar é o maior levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional. Ele é realizado anualmente e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No Amapá, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é quem organiza a ação.
Entre as escolas dos 16 municípios do estado, 61% já enviaram os dados, enquanto na rede privada, apenas 42%. No âmbito federal, 84% dos dados estão completos. O coordenador de Pesquisas Educacionais da Seed, Belcivaldo Matos, destaca a relevância dos dados.
“A escola que não informar o censo pode ficar sem receber recurso no ano seguinte e ficará fora das políticas educacionais, prejudicando tanto alunos quanto servidores. Portanto, pedimos aos gestores atualização dos dados até o prazo”, enfatizou Matos.
A secretaria orienta, ainda, que os gestores não deixem o envio dos dados para o último dia, pois o sistema pode congestionar com o grande fluxo de envio de informações das escolas de outros estados.
Na rede pública estadual existem 384 escolas e cerca de 110 mil alunos. A meta é cadastrar 100% das informações no sistema, a fim de proporcionar, por meio de um conjunto amplo de indicadores, o desenvolvimento da educação amapaense. Em todo o estado, 888 escolas são de educação básica, incluindo as redes pública e privada.
Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
O censo é um “raio X completo” das escolas, abrangendo desde a quantidade de alunos até a atualização de dados sobre cor e raça, ambientes, equipamentos, logística, transporte escolar e alunos especiais.
Censo Escolar
Coordenado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é um levantamento nacional de dados estatísticos da educação básica que abrange informações sobre infraestrutura escolar, matrículas, funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.
Esses dados são essenciais para o planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, repasse de recursos para as escolas, e a composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), orientando as metas do Plano de Desenvolvimento
Deixe seu comentário
Publicidade