Cidades

Prédio da Unidade de Nefrologia de Santana será entregue em março

O prédio da Unidade de Nefrologia do município de Santana fica pronto em março deste ano.


De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), as obras estão 95% concluídas. O prédio foi estruturado para comportar 14 máquinas de hemodiálise, sendo que quatro delas ficarão em apartamentos isolados para paciente hepáticos. Além disso, haverá espaço apropriado para sala de espera, triagem e repouso para pacientes.
 
A unidade vai atender prioritariamente a demanda dos municípios de Santana, Mazagão e localidades próximas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), somente no município santanense existem 50 pacientes que realizam o procedimento de hemodiálise.
 
 
A Seinf informou que estão faltando apenas os serviços de pintura e a conclusão dos trabalhos das redes elétrica e hidráulica, para que os equipamentos possam ser montados.
 
Iniciada em 2011, a obra foi paralisada em 2014 devido a inadimplência do Estado junto a empresa que estava executando os trabalhos. Em julho de 2015 o projeto foi retomado, mas sofreu algumas mudanças impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi verificado também, que no projeto original faltava a parte de acessibilidade para deficientes físicos e a urbanização do entorno do prédio. O valor total do empreendimento ficou orçado em R$ 1 milhão.
 
“Para a obra ser retomada, nós avaliamos todo o projeto e observamos que não respeitava as normativas da Anvisa. Tivemos que readequar toda a concepção para que, quando estiver em pleno funcionamento, a unidade possa estar habilitada perante o Ministério da Saúde”, explicou André Rocha, secretário da Seinf.
 
“Esta é uma obra que não é grandiosa em termos estruturais, mas a sua grandiosidade está exatamente no tratamento humano e social que vai ser dado às pessoas”, finalizou Rocha.
 
A Sesa tem a expectativa de que após a entrega do prédio, a montagem dos equipamentos de hemodiálise, instalação da estrutura de gases medicinais e manejo de pessoal especializado, sejam realizados em um mês.
 
O Amapá hoje oferece o serviço de hemodiálise na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) com 37 máquinas atendendo todos os municípios. Além disso, cada unidade de saúde estadual que atende a demanda de urgência e emergência, como Hospital de Emergência, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital da Criança e do Adolescente, e o próprio HCAL, possuem uma máquina de hemodiálise dentro das respectivas Unidades de Terapia Intensiva.

Deixe seu comentário


Publicidade