Cidades

Prefeitura de Macapá dá início a campanha de janeiro branco

Acompanhamento com profissionais está disponível nas Unidades Básicas de saúde da cidade, das 8h às 17h


 

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e do acompanhamento psicológico. Em Macapá, a Prefeitura disponibiliza atendimento para quem deseja cuidar da saúde mental ou receber acompanhamento profissional.

 

Esses serviços podem ser acessados durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos centros de especialidades e nas unidades emergenciais. Para a realização do agendamento de consultas psicologicas é necessario apresentar documento com foto e cartão do SUS.

 

A campanha “Janeiro Branco” reforça a necessidade de cuidar da mente, mas os serviços de saúde mental estão disponíveis durante todo o ano.

 

Além de buscar apoio profissional, algumas práticas no dia a dia podem contribuir para uma boa saúde mental. A psicóloga Regina Frota ressalta a relevância da campanha.

 

 

“É sempre bom colocar em destaque a saúde mental. Não apenas para orientar as pessoas sobre como se cuidar, mas também para mostrar onde podem acessar profissionais que as ajudem a lidar com dificuldades do âmbito mental”, explicou.

 

Prática regular de exercícios físicos

Atividades físicas, além de melhorarem a saúde física, ajudam a manter a saúde mental. Elas aumentam a produção de hormônios como endorfina e serotonina, associados ao bem-estar e à felicidade.

 

 

Reserve tempo para lazer

O lazer é fundamental para aliviar o estresse e fortalecer a autoestima. Atividades culturais, sociais ou físicas ajudam a desacelerar e equilibrar a rotina.

 

 

Estabeleça uma rotina saudável

Manter horários regulares para dormir, comer e praticar exercícios auxilia na regulação do humor e melhora a qualidade de vida.

 

 

Evite o consumo excessivo de redes sociais

O uso prolongado de mídias sociais pode impactar negativamente a autoestima, os relacionamentos e até o sono. É importante monitorar e limitar o tempo dedicado às redes.

 

Busque apoio profissional

Se perceber um declínio na saúde mental, procure um terapeuta ou psiquiatra. Profissionais capacitados ajudam a enfrentar questões emocionais de forma segura e eficaz.

 


Deixe seu comentário


Publicidade