A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Assistência Social e do Trabalho (Semast), realizou no auditório do Ministério Público do Amapá, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Katia Cilene de Almeida, coordenadora do Centro Operacional da Infância e Juventude, Judith Gonçalves Teles, representantes de povos tradicionais, conselheiros e nutricionistas.
A titular da Semast, Sandra Smith, destacou algumas iniciativas já implementadas no município, como a compra de alimentos dos produtores rurais para a alimentação escolar e a política de assistência social que incentiva o reaproveitamento dos alimentos. “Este é um momento importante para a prefeitura no sentido de redefinir uma política de segurança alimentar e, para nós, este é um pontapé inicial para discutir soluções e critérios para a construção de uma política de segurança alimentar adequada para os povos da Amazônia”.
Durante os debates, foram apontados alguns avanços para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e o desafio da elaboração de um Plano Municipal que contemple as propostas aprovadas na conferência. Os participantes discutiram ainda a necessidade da realização de campanhas educativas voltadas para a mudança de hábitos alimentares e comportamentos da comunidade.
Com o tema ‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar’, o evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável. De acordo com a presidente Katia Cilene, os debates levantados para a conferência serão apresentados na IV Conferência Estadual, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto. “Tenho certeza que daqui sairão boas propostas para ampliar e fortalecer os compromissos para apresentarmos durante a etapa estadual com a participação da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello”.
Deixe seu comentário
Publicidade