Cidades

Prefeitura de Macapá homenageia ‘Comandante Barcellos’ com monumento na Via Expressa

Escultura tem cerca de 2,5 metros, é feita de ferro e cimento, e levou cerca de um mês para ficar pronta.


 

A maior obra de mobilidade urbana da Prefeitura de Macapá pedia um nome à altura e é por isso que a Via Expressa que liga a zona norte ao centro da capital homenageia o Comandante Anníbal Barcellos, que marcou a história política sendo deputado federal, governador do Amapá, prefeito e vereador da capital.

 

São mais de 2 quilômetros entregues à população nesse domingo (25) junto com o monumento do comandante, produzido pelo artista plástico J. Márcio. A escultura com 2,5 metros é feita de ferro e cimento, e levou cerca de um mês para ficar pronta.

“Antes de chegarmos até aqui, nós já estávamos produzindo a peça em nosso ateliê, a modelagem e a soldagem do ferro, já chegaram aqui, prontas. Já a parte da finalização, nós fizemos no local”, explica o artista.

Há 30 anos atuando como escultor, grafiteiro, caricaturista, ilustrador e pintor, J. Márcio coleciona obras por toda a cidade. Ele começou a trabalhar em seu primeiro ateliê quando tinha apenas 14 anos e, desde então, já confeccionou diversas esculturas e obras de artes que valorizam a região Amazônica.

Para J. Márcio é gratificante esculpir uma figura tão importante para o estado, e poder participar deste momento foi algo singular na vida pessoal e profissional do artista.

“É um prazer enorme como artista amapaense desenvolver projetos e monumentos que visam mostrar um pouco da nossa história para as diversas pessoas que passarão por aqui e ainda não conhecem quem foi o comandante Barcellos. É uma oportunidade para que as novas gerações sempre lembrem da figura importante que ele foi”, finalizou.

Barcellos foi um dos impulsionadores pela transformação do ex-território em estado, e era bastante ativo, fazendo questão de fiscalizar serviços pessoalmente, se tornando um gestor muito querido pelo povo amapaense. Faleceu em 2011, em Macapá.

Corrida de rua

Além do monumento, a Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos será inaugurada com uma corrida de rua que vai reunir 2,5 mil atletas na prova, cujo percurso é de 5 km. A concentração será às 5h30 e a prova iniciará às 6h15. A largada será na Rua Raimunda Rodrigues Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte e segue até a Avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval.

A corrida é dividida nas categorias, masculino e feminino e pessoas portadoras de deficiência que tem três subcategorias: deficiente visual, cadeirante, amputados e atletas com outras deficiências

Via Expressa

A obra faz parte do maior plano de mobilidade urbana de Macapá e terá 2,5 km de extensão. Estão sendo investidos mais de R$ 16 milhões, recursos oriundos do Tesouro Municipal. O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela rua Guanabara, principal via de ligação para a zona norte, que conta com mais de 20 bairros.

O novo acesso liga a Rua Raimunda Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte, à Avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval. A obra conta ainda com os serviços de sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, arborização, calçada e iluminação pública 100% em LED.

Escultura tem cerca de 2,5 metros, é feita de ferro e cimento, e levou cerca de um mês para ficar pronta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade