Prefeitura de Macapá promove ação de saúde na comunidade do Ambé
A Prefeitura de Macapá realizou no sábado, 23, ação de saúde no Ambé, comunidade agrícola situada cerca de 80 quilômetros da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou 10 médicos para a realização de consultas adultas e pediátricas, atendimento odontológico, palestras, distribuição de kits de higiene bucal e dispensação de medicamentos.
A ação foi um pedido da própria comunidade que, mesmo assistida por equipes do Programa Saúde da Família, sentia necessidade de atendimentos especializados como o de odontologia, um dos mais procurados. O caminhoneiro aposentado Antônio José Santos, 74 anos, foi um dos que foram em busca desse serviço. “Não são todos os moradores que têm a facilidade para se deslocar e fazer uma consulta em Macapá. Por isso, a vinda de vocês é maravilhosa para nós, traz para dentro da nossa comunidade o atendimento que a gente precisa”.
Para a ação, a Semsa disponibilizou diversos tipos de medicamentos, o que garantiu que todos os pacientes atendidos saíssem com as receitas atendidas e medicamentos em mãos. A autônoma Arlene Costa é moradora do Quilombo do Mel e levou toda a família. “Eu faço questão de vir, mesmo sendo distante de minha comunidade. Conheço gente que tem preguiça e não vem, depois se vê doente em uma cama lamentando por não ter prevenido a doença. A saúde é o que a gente tem de mais importante, por isso eu acompanho a dos meus filhos e do marido”.
Hoje, aproximadamente 32 famílias vivem na comunidade e retiram seu sustento de pequenas plantações, pecuária, piscicultura e da criação de pequenos animais. Essa foi a primeira ação de saúde realizada pela Semsa na zona rural em 2016. Para este ano, outras estão planejadas para os distritos. A próxima acontece em fevereiro, no Pacuí.
Deixe seu comentário
Publicidade