Cidades

Prefeitura de Macapá realiza mais um ciclo do LIRAa

Trabalho é considerado instrumento fundamental para orientar ações de controle da dengue e da febre chikungunya



 

No período desde o dia 9 até 16 de junho a Prefeitura de Macapá realiza em todos os bairros da capital mais um ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho é feito pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e da febre chikungunya, que serão adotadas pelo município, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção, além de identificar os bairros onde há um maior número de focos.

Após o processamento de todos os dados, é que as ações de combate e controle do mosquito Aedes serão retomadas para que a dengue e a febre chikungunya continuem sob controle no município. “Durante o período chuvoso, é comum a incidência de diversas endemias, entre elas a dengue. Com a realização do LIRAa, vemos o resultado das ações que são desenvolvidas e focamos nos locais onde os casos de dengue ainda são recorrentes”, disse o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

O acompanhamento e o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias no combate à dengue durante todo o ano de 2014 possibilitou que Macapá fosse apontada pelo Ministério da Saúde entre as onze capitais brasileiras com índice satisfatório da doença. Dados do último LIRAa feito em 2015 apontaram que mais de 50% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas e presentes no lixo doméstico. “De nada adianta fazermos os serviços de fumacê, de detecção ativa, se a população não tomar consciência que evitar o nascimento do mosquito é nossa melhor forma de combate às doenças”, finalizou Josean.


Deixe seu comentário


Publicidade