A Prefeitura de Macapá realizou a vacinação contra a gripe em reeducandos e funcionários do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Foram disponibilizadas 4 mil doses da vacina, que este ano protege contra três tipos de vírus causadores da gripe (influenzas A H1N1, A H3N2 e B). O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus Influenza no público-alvo.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, a medida previne a proliferação da doença no interior da unidade. “Como os funcionários estão em contato direto com os reeducandos, eles se tornam um grupo vulnerável. E é por isso que mesmo aqueles com menos de 60 anos também receberam a vacina”. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar 100% da população carcerária.
“Essa era uma preocupação: de vacinar todos do sistema prisional, e principalmente os reeducandos, para evitar que haja uma epidemia de gripe entre eles”, reforçou Jorsette. Além da vacina contra a gripe, o calendário nacional de vacinação inclui para a população privada de liberdade a imunização contra hepatite B, difteria e tétano, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola. No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Deixe seu comentário
Publicidade