Cidades

Prefeitura faz limpeza e terraplenagem no bairro Amazonas

Prefeitura de Macapá garante mobilidade urbana aos moradores


“Moro aqui há quatro anos e o cenário era terrível. Vivíamos cercados de mato, lama, lixo… sair de casa era uma missão árdua. Agora está bem diferente de quando cheguei. Vemos máquinas e trabalhadores fazendo a limpeza e a terraplenagem. Estamos felizes, pois foi a primeira vez que o poder público olhou para nós”, declara Clemildo Ferreira, autônomo, 42 anos, morador do Amazonas. O bairro é na zona norte da capital, situado às margens da BR-156, e nunca havia recebido qualquer tipo de serviço. Mas a Prefeitura de Macapá está mudando a paisagem, trabalha para garantir a mobilidade urbana e mais qualidade de vida aos moradores.

O operador de máquinas Adalberto dos Santos, 65 anos, mora no Marabaixo II. No entanto, sua rotina diária tem passagem certa pelo bairro Amazonas, na Av. Manacapuri, para visitar os filhos. Ao ser perguntado sobre a área, foi enfático em falar da dificuldade que era para fazer o trajeto todos os dias, mas reconheceu a mudança: “Era muito difícil andar por essas vias, mas hoje a realidade mudou, estamos sendo agraciados com um serviço de qualidade. Sei que o futuro da cidade está todo concentrado na zona norte. Com essa melhoria, já penso em vender minha casa e me mudar para perto dos meus filhos. Esse bairro vai ser valorizado”.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) faz a terraplenagem, que consiste em movimentar e compactar o solo para assentar as ruas e acabar com as valas formadas pelas águas da chuva. Está previsto também o serviço de drenagem. Segundo o diretor de Terraplenagem da Semob, Hamilton Rodrigues, estão sendo utilizados 40 carradas de material laterítico (piçarra) por quarteirão. No Amazonas são 19 quarteirões de vias, que somados chegam a cinco quilômetros de extensão.

Os serviços têm auxílio de uma retroescavadeira, uma patrol, uma motoniveladora, um caminhão pipa, duas caçambas e conta ainda com 14 trabalhadores. Além disso, frentes de trabalhos estão no Vale Verde, realizando drenagem, e no Goiabal, com serviços de terraplenagem.


Deixe seu comentário


Publicidade