Cidades

Prefeitura inicia Novembro Azul com ação de saúde nas Pedrinhas

Serviços foram concentrados nas áreas de madeireiras, onde há maior concentração de homens


Com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata, a Prefeitura de Macapá iniciou na tarde desta terça-feira, 10, no canal das Pedrinhas, as programações alusivas ao Novembro Azul. A ação se concentrou nas áreas de madeireiras onde a maioria dos trabalhadores são homens e dificilmente deixariam um dia de trabalho para ir até uma Unidade Básica de Saúde. Durante a ação, foram disponibilizados teste rápido de HIV/Sífilis, verificação de pressão arterial e o PSA, que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

A campanha é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, motiva os homens a fazer exames preventivos regularmente. “Hoje decidimos vir até o local de trabalho deles com os nossos serviços de forma itinerantes, pois sabemos da resistência de alguns em procurar uma UBS. Abordamos os homens para orientá-los e encaminhá-los para atendimentos voltados para o câncer de próstata”, explicou a coordenadora municipal de Saúde do Homem, Riza Lima.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. O autônomo Raimundo José, 62 anos, segue à risca a recomendação e há três anos realiza anualmente o exame de PSA. “Não tem nada mais importante do que a nossa saúde, e não precisar sair do meu trabalho para fazer o exame é maravilhoso, porque, às vezes, temos a vontade, mas não temos tempo”.

A Prefeitura de Macapá fará diversas ações no decorrer de novembro. A próxima será realizada nesta quarta-feira, 11, na sede da Associação de Moradores do Bairro Perpétuo Socorro, com serviços de atendimento médico e do Núcleo de Saúde da Família (Nasf), teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatite C, vacinação e educação em saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade