Prefeitura leva Educação em Saúde a diferentes locais de Macap
Moradores de vários bairros da capital são orientados na prevenção e combate à doença
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Macapá está realizando ações nas unidades básicas de saúde (UBSs) e em diversos pontos da capital. Na última terça-feira, 24, os profissionais da saúde, em parceria com os acadêmicos do Curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Brasil Norte (Fabran), estiveram no aeroporto para orientar a população sobre os sintomas e a importância da prevenção da doença.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Sandra Elisa, enfatizou o objetivo ao disseminar informação em diferentes lugares de Macapá. “Escolhemos o aeroporto, por exemplo, pelo acesso fácil, pois aqui é porta de entrada e saída das pessoas no nosso estado, e o nosso objetivo é este: levar informação ao maior número de pessoas, para que elas entendam que a tuberculose tem cura e que devem procurar uma Unidade de Saúde, caso apresentem algum sintoma”, disse Sandra.
A ação também aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 25, no terminal rodoviário, e à tarde em um shopping da zona sul de Macapá. Nas UBS’s a programação se estenderá até sexta-feira, 27, com palestras de Educação em Saúde, busca ativa de casos suspeitos e encaminhamento para realização de exames. A dona de casa Elaine Martins achou muito boa a iniciativa. “Meu tio já teve tuberculose, e na época existia muito preconceito, porque a doença não tinha tratamento. Por isso, acho muito importante esse tipo de orientação, para que as pessoas saibam como podem se tratar”, disse.
A tuberculose é uma doença infecciosa, causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
Deixe seu comentário
Publicidade