Prefeitura promove 11ª Marcha das Marias pelo fim da violência
A Prefeitura de Macapá promove nesta sexta-feira, 27, com concentração às 15h30, na Praça da Bandeira, a 11ª edição da Marcha das Marias. Com o tema “Maria, essa cabocla ninguém machuca”, o movimento faz parte da programação da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e busca promover o […]
A Prefeitura de Macapá promove nesta sexta-feira, 27, com concentração às 15h30, na Praça da Bandeira, a 11ª edição da Marcha das Marias. Com o tema “Maria, essa cabocla ninguém machuca”, o movimento faz parte da programação da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e busca promover o debate e denunciar a violência praticada contra o gênero na capital.
A caminhada seguirá pela Rua Cândido Mendes até o Mercado Central, destacando os diversos tipos de agressões e aspectos do comportamento cotidiano da população que alimentam a cultura da violência contra as mulheres e sensibilizando a sociedade para a importância da mudança de atitudes e comportamentos nas relações de gênero.
Realizada com a participação de toda a Rede de Atendimento à Mulher, a Marcha das Marias homenageia Maria Zelinda Mira. Ela foi assassinada pelo marido Valdir Mira, que após tê-la agredido fisicamente e ter ficado preso por alguns dias, saiu da prisão, se dizendo arrependido, marcou um encontro com a vítima na Praça Nossa Senhora da Conceição e lhe tirou a vida com 16 facadas, no dia 27 de outubro de 1958. Maria foi morta aos 15 anos de idade, ela estava grávida do primeiro filho.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três mulheres é vítima de violência conjugal, seja física, psicológica, moral, sexual e patrimonial; e 29,4% das mulheres assassinadas são vítimas do parceiro ou de um familiar.
Serviço
Data: 27/11 (sexta-feira)
Hora: 15h30 – concentração; 16h – saída
Local: Concentração na Praça da Bandeira
Deixe seu comentário
Publicidade