A Prefeitura de Macapá realizou na manhã dessa sexta-feira, 24, uma programação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coração em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que teve palestras de educação em saúde, exposição do ciclo do mosquito, diagnósticos e testes rápidos, além de consultas de rotina.
A dona de casa Dilvanéia Ávila assistiu à palestra e achou importante a iniciativa. “É importante receber essas informações de como evitar a malária, ajudando a população a se prevenir e saber o que não se pode fazer quando se está com a doença”.
Os sintomas da malária começam a desenvolver-se geralmente sete dias após o início da infecção e assemelham-se aos sintomas da gripe, como dores de cabeça e musculares, tosse, arrepios, suores e cansaço. “É importante que o paciente que apresente os sintomas procure uma Unidade Básica de Saúde para fazer o exame e o tratamento adequado”, ressalta o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.
A Prefeitura de Macapá realiza em todos os bairros, por meio dos agentes de endemias, a busca ativa, exame com tratamento imediato, reconhecimento geográfico, borrifação intradomiciliar, fumacê e educação em saúde. A malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa por intermédio da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, que geralmente pica entre o anoitecer e o amanhecer. Algumas ações como o uso de repelentes, mosquiteiro, calças e camisas de manga longa podem reduzir a infecção.
Deixe seu comentário
Publicidade