Prefeitura realiza o primeiro Seminário de arborização de Macapá
Clécio Luís reclamou dos prejuízos causados pela mutilação e eliminação de árvores
A Prefeitura de Macapá realizou na quinta e nesta sexta-feira, 24, no Teatro das Bacabeiras, o I seminário de arborização urbana. O evento discutiu os problemas de arborização da cidade, realização de mini cursos e formação da comissão para a criação do plano diretor, com programas de plantio, manejo, treinamento e qualificação, educação ambiental e gestão participativa.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Clécio Luís falou da importância em se resolver o problema que Macapá enfrenta com a mutilação e eliminação de árvores: “Não podemos deixar de dar atenção a isso, o que vamos discutir neste seminário são justamente métodos de como resolver os problemas das mutilações feitas em árvores e a falta delas na maioria dos bairros da cidade”.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) André Puente, apresentou o plano de arborização da cidade de Porto Alegre e exemplificou o que ocorre com as árvores e com os espaços urbanos quando a manutenção arbórea se dá de forma irregular. Ele lembrou da existência de uma comissão que analisa e estabelece o índice de áreas verdes para as cidades brasileiras, onde são avaliadas as melhores espécies a serem plantadas, sem causar danos ao logradouro público.
“Macapá possui um ‘ar condicionado’ ao seu redor que é o rio Amazonas e as florestas, mas a cidade é quente, por isso precisa ser arborizada. A transpiração das árvores refrigera o ar, uma árvore sozinha pode soltar no ambiente até 180 litros de ar por ano, imagine um conjunto arbóreo, elas tornando-se verdadeiras ‘ilhas de frescor’”, explicou André.
Deixe seu comentário
Publicidade