Cidades

PRF lança campanha de coleta de sangue contra câncer infantil

Dia 22 acontecerá grande ação com blitz educativa e serviços de educação em saúde, como parte da iniciativa


 

Douglas Lima
Editor

 

Com adesão da ONG Carlos Daniel e várias instituições públicas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou nessa segunda-feira, 11, a campanha ‘Policiais Contra o Câncer Infantil’, objetivando, a princípio, atrair voluntários de doação de sangue e reforçar os estoques do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

 

No programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta terça, 12, o superintendente da PRF no Amapá, Klebson Sampaio do Nascimento, informou que a ação deve mobilizar 30 policiais que farão doações de sangue, além de doadores voluntários.

 

A campanha da PRF integra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que transcorre em 23 de novembro. Na véspera, acontecerá grande ação com blitz educativa e serviços de educação em saúde. O superintendente Klebson disse que a mobilização busca chamar a atenção de toda a sociedade para que possa contribuir com o ato de solidariedade.

 

Eldren Lage, diretor-presidente do Hemoap, também no LuizMeloEntrevista, disse que as doações são essenciais para procedimentos nos hospitais, enfatizando que as campanhas solidárias ajudam a manter os estoques, principalmente neste período de fim de ano, em que as doações costumam diminuir.

 

 

Agenilson Silva, da ONG Carlos Daniel, louvou a iniciativa da Polícia Rodoviária Federal, com a explicação de que o sangue coletado pelo Hemoap é usado nos hospitais, mas há atendimento de casos de pessoas com doenças crônicas e de longa duração, como o câncer, que precisam constantemente estar utilizando  sangue.

 

 

As doações de sangue podem ser feitas no Hemoap (avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bairro Central de Macapá, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp, pelo número (96) 98811-0200.

 

Critérios para doação de sangue:

  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos dez dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
  • É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.
  • Os intervalos de tempo para doação de sangue são de dois meses para homens e três meses para mulheres.

 


Deixe seu comentário


Publicidade