Cidades

Professores indígenas participam de curso de formação inicial

Capacitação



 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início, nesta terça-feira, 14, ao curso de Formação Inicial de Professores Indígenas dos Povos Waiãpi. O curso ocorre na Aldeia Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari, com oito horas/aula diárias e objetiva o aprendizado das disciplinas iniciais e a reflexão sobre a prática pedagógica nas aldeias.

A terceira etapa está acontecendo na Escola Indígena Estadual Aramirã para 61 alunos, divididos nos turnos da manhã e da tarde. As aulas de Língua Portuguesa e Biologia, são ministradas por professores indígenas e não indígenas. Os alunos também participam de recreação e jogos educativos até o dia 31 deste mês.

Segundo a gerente do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Seed, Rosilene Correa, o curso foi uma solicitação da comunidade indígena ao governador do Amapá, Waldez Góes. A contratação dos professores e pedagogos, para atuarem em áreas indígenas, ocorrida no mês de abril deste ano, possibilitou o benefício do curso e a valorização dos profissionais que residem nas aldeias. “As disciplinas e a didática do curso são específicas. 22 professores são do contrato administrativo que moram nas aldeias e outros estão concluindo o curso de formação”, pontuou.

Após essa etapa, todos os alunos irão passar pelo estágio supervisionado. Os professores irão lecionar em outras escolas indígenas com a supervisão de pedagogos. Atualmente, no Amapá e Norte do Pará existem nove etnias distribuídas em três municípios – Laranjal do Jari, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari -, com um total de 55 escolas indígenas estaduais.


Deixe seu comentário


Publicidade