Cidades

Profissionais de saúde recebem capacitação para atender vítimas de animais peçonhentos

Ação acontece nos dias 19 e 20 de junho, abordando temas como a identificação das espécies e tratamentos adequados


 

Nesta quarta-feira, 19, o Governo do Amapá inicia a capacitação de profissionais da saúde para atuarem no atendimento de vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O treinamento acontece no auditório do Museu Sacaca, sendo voltado aos médicos, enfermeiros e técnicos que atuam nos distritos e nas unidades de saúde.

 

Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), a ação segue até a quinta-feira, 20, e busca divulgar o protocolo de conduta para o atendimento do paciente, além da identificação das espécies e o tratamento adequado de picadas e mordidas.

 

“A capacitação faz parte de um plano de ação de manejo e controle de animais peçonhentos que a SVS realiza, que prepara os profissionais de saúde para identificar os principais sintomas clínicos e a escolha da melhor soroterapia. A administração do antiveneno específico é fator fundamental para o sucesso do tratamento”, explica o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

Todos os casos de acidentes por animais peçonhentos devem ser informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Estes dados são utilizados para nortear as ações de vigilância, fornecer conhecimento sobre os municípios e subsidiar a distribuição dos antivenenos. Em 2023, o Amapá registrou mais de 1,1 mil casos.

 

Animais peçonhentos

Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e possuem condições naturais de injetar em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes e nematocistos.

 

O diagnóstico é realizado com base na identificação do animal causador do acidente e com a sintomatologia apresentada pelo paciente. O tratamento é específico com soro antiveneno, de acordo com cada espécie de animal peçonhento e com a gravidade do caso. Todos os tratamentos e atendimentos são oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Primeiros socorros

Confira as ações de primeiros socorros para atender pacientes vítimas de animais peçonhentos:

  • Lavar o local da picada com água e sabão;
  • Não fazer torniquete, furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida. Além disso, não aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções;
  • Não ingerir bebida alcoólica, querosene e fumo, como é costume em algumas regiões do país;
  • Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade