Cidades

Profissionais de saúde são capacitados para atendimento de gestantes

Zika e microcefalia


Médicos, enfermeiros e acadêmico participaram na quarta-feira, 9, no auditório do Sebrae, do segundo encontro de profissionais que atuam no pré-natal na atenção básica de saúde do município. O objetivo foi capacitar e orientar esses servidores quanto ao atendimento às gestantes nas UBS’s, alertando para os cuidados, a prevenção e o diagnóstico em casos suspeitos de zika vírus e a microcefalia durante o acompanhamento da gestação.

“Em Macapá, até o momento, nenhum caso da doença foi registrado, mas fica o alerta para os profissionais de saúde quanto aos procedimentos a serem adotados, caso a paciente apresente algum dos sintomas”, explicou a responsável pela Coordenação da Saúde da Mulher, Eline Souza.

A médica infectologista Dr. Natassia Sá Rego apresentou aos participantes os aspectos clínicos do vírus zika, de que forma ele se apresenta, a evolução da doença, os primeiros sintomas (como febre, dor nos músculos, vermelhidão nos olhos e na pele do paciente), e orientou quanto ao encaminhamento da gestante para a realização do exame o mais rápido possível na ocorrência de qualquer um dos sinais.

A Dra. Maribel Smith, pediatra e representante do Ministério da Saúde, foi mais a fundo na abordagem do tema, apresentando um diagnóstico de casos da doença em todo o Brasil e orientando também em relação ao reconhecimento por meio de exames médicos, como é a verificação do tamanho da circunferência da cabeça do bebê de possíveis casos de microcefalia e a importância do encaminhamento para exames mais específicos para o diagnóstico preciso do caso.

Para o clínico geral Emnier Arocha, o encontro foi para ajudar ainda mais toda a classe médica e enfermeiros da atenção básica do município, uma vez que é uma forma desses profissionais se aprofundarem e se capacitarem cada vez mais no assunto. “Toda capacitação de educação permanente na medicina é importante pelo fato de que vamos rememorando e adquirindo novas informações. Atualizamo-nos quanto a novos protocolos, novas diretrizes do Ministério da Saúde e do Município”.


Deixe seu comentário


Publicidade