O Centro de Controle de Infecção (CCIH) do Hospital de Clínicas Alberto Lima promove este mês um ciclo de palestras para discutir o enfrentamento ao vírus H1N1. O debate faz parte do programa de educação continuada implementado no hospital.
As palestras foram direcionadas aos funcionários do Centro de Doenças Transmissíveis (CDT) e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). As infectologistas Nazaré Cavalcante e Liliane Silva falaram sobre normas de biossegurança, quadro clínico, entre outros assuntos relacionados a segurança dos funcionário quanto a suspeita de contagio. “Os funcionários precisam saber como se defender do vírus”, explicou a enfermeira Bete Medeiros, coordenadora do curso.
O H1N1 é um vírus que causa a gripe tipo Influenza A. Circula mundialmente e já passou a se manifestar em período sazonal, que no Amapá, ocorre durante o inverno amazônico entre os meses de dezembro a maio.
A transmissão acontece por via aérea, por meio de partículas de saliva e de secreção, ou seja, espirros, tosses e também por contato com superfícies contaminadas, corrimão, talheres, maçanetas.
Os principais são: febre alta (maior que 39 graus), dores de cabeça e musculares intensas, cansaço extremo, tosse contínua e seca, ardência nos olhos, além de calafrios frequentes, garganta inflamada, falta de ar, e também pode apresentar diarreia e vômitos. Na presença desses sintomas é importante procurar imediatamente um serviço de saúde e não tomar medicamentos sem orientação médica, pois a automedicação pode ser prejudicial ao quadro clínico.
Deixe seu comentário
Publicidade