Cidades

Projeto integrador incentiva estudantes a criar aplicativos

Em Laranjal do Jarí


Criatividade é a palavra de ordem na criação de aplicativos pelos estudantes do quarto ano do curso técnico de Informática do campus Laranjal do Jari. Nas atividades da disciplina ‘Projeto Integrador’, ministrada pelo professor Andrew Rodrigues, a turma utiliza a ferramenta “App Inventor” para criar aplicativos para smartphones e tablets.

Weberson Santos, Josélia Barbosa e Lucas Cavalcante criaram o “Get the Gold”, app de jogo que proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico e é indicado para todos os públicos. Já Max Medeiros, Camila Almeida, Rainério Júnior, e Ana Karolina Oliveira desenvolveram um aplicativo sobre fatos curiosos – envolvendo temas sobre corpo humano, comida, sexo e rock and roll, com tela para curiosidades, imagens, dicas, entre outros.

Clevérson Lima, Andreza Vieira, Joel Ferreira, Rafael Pombo e Lucas Cunha desenvolveram o aplicativo intitulado Manual de Informática Básica em que podem ser tiradas dúvidas a respeito de temas diversos pertinentes à disciplina. “Desenvolvemos este aplicativo pensando nas dificuldades nas quais tivemos quando ingressamos no curso de Informática. Ele é um aplicativo leve e será atualizado mensalmente com novas informações sobre o tema”, ponta o aluno Rafael Pombo.

O aplicativo “Creepy Pasta Phone”, voltado para os fãs do tema de terror, foi criado pelos estudantes Adson Ferreira, Eunice Beatriz, Igor Nathan, Laina Cristina, Matheus Amorim, Railan Pinto, Raryson Costa, Thiago Sarges e William Sousa, com fotos, histórias, lendas, lugares assombrados e um bônus com temas diferentes. “Nosso aplicativo é leve, será atualizado mensalmente e a classificação etária é para 12 anos”, disse Igor Nathan.

Revista que dá dicas para iniciantes de jogos envolvendo estratégia, guerra e RPG, o ‘Clash of Clans’ foi outro aplicativo apresentado pela turma de Informática.

“A criação de novos aplicativos têm propósitos específicos para o uso pessoal ou profissional. Pode preencher a lacuna em que os aplicativos de terceiros pecavam. Os alunos se interessaram bastante pelo tema do Projeto Integrador deste bimestre”, explica o professor Andrew Rodrigues.


Deixe seu comentário


Publicidade