Projeto Peixe Vivo garante produto a preço acessível na Semana Santa
A produção é escoada pelo Peixe Vivo fornecendo aos piscicultores a oportunidade de comercializar uma grande quantidade de peixes por meio da logística oferecida pela prefeitura de transporte adequado em caminhão tanque, locais de venda e divulgação.
Um dos fatores que direcionam e estimulam o desenvolvimento, vem, sem dúvida, do primeiro setor. Com isso, a Prefeitura de Macapá tem investido em políticas públicas positivas voltadas para a agricultura e outras formas de produção de alimentos por agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Uma das implementações realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) é o Programa de Incentivo à Piscicultura, que fomenta a criação de peixes em cativeiro nos distritos de Macapá com a escavação de tanques, doação de alevinos e assessoria técnica.
A produção é escoada pelo Peixe Vivo fornecendo aos piscicultores a oportunidade de comercializar uma grande quantidade de peixes por meio da logística oferecida pela prefeitura de transporte adequado em caminhão tanque, locais de venda e divulgação. Desde o início deste ano, 4 toneladas de peixes das espécies tambaqui, pirapitinga e tambatinga foram comercializadas pelo projeto.
De acordo com a titular da Semdec, Suely Collares, são esperadas seis toneladas de pescado oriundas dos tanques criatórios de famílias agricultoras. Serão colocados três pontos de venda para atender a demanda no feriado. Nesta terça-feira, 22, o projeto inicia no bairro Santa Inês e posteriormente atenderá os bairros Congós e Laguinho. A expectativa da prefeitura é beneficiar diariamente cerca de mil pessoas, preferencialmente famílias de baixo poder aquisitivo.
Para a secretária Suely Collares, o sucesso do programa deve-se também ao fato de atender toda a cadeia produtiva do pescado, sem a figura do atravessador, barateando os custos. “Os piscicultores estão tão ansiosos quanto à população. Como ideia, o fomento à piscicultura atende a gestão, ao campo e a cidade, e como política pública proporciona desenvolvimento para a economia e maior qualidade de vida para as famílias do campo e da área urbana de Macapá. Isso representa um grande avanço”.
Confira a programação do projeto Peixe Vivo para a Semana Santa:
Programação
Data: 22/03 (terça-feira) – Santa Inês
Local: Em frente à Escola Antônio Barbosa, na praça do bairro
Hora: a partir das 8h
Data: 23/03 (quarta-feira) – Congós
Local: Rua Claudomiro de Moraes, entre as 7ª e 8ª avenidas
Hora: a partir das 8h
Data: 24/03 (quinta-feira) – Laguinho
Local: Praça Chico Noé
Hora: a partir das 8h
Deixe seu comentário
Publicidade