Cidades

Projeto prega cultura da paz entre detentos do regime aberto

Curso apresenta técnicas de resolução de conflitos que ocorrem nos locais de trabalho, na família e na sociedade.


O Judiciário do Amapá realizou o curso de mediação de conflitos tendo como público alvo os apenados em regime aberto do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O curso foi ministrado pelo consultor do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), Mário Mendonça, e objetivou capacitar cerca de 40 apenados do regime aberto do sistema prisional, por meio de técnicas de resolução de conflitos que ocorrem nos locais de trabalho, na família e na sociedade.

O curso teve duração de 5 dias e carga horária de 20 horas. Foi dividido em aulas teóricas e práticas.

O magistrado João Matos Júnior, juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amapá e titular da Vara de Execução Penal (VEP), participou da aula inaugural do curso e disse que a intenção da presidência do TJAP é implementar a cultura da resolução consensual dos conflitos.

“O lançamento inovador deste curso demonstra isso. Os apenados que estão inseridos no regime aberto que participam do curso, além de aprenderem as técnicas na resolução de conflitos, ainda servirão de disseminadores e em breve, também, queremos alcançar os servidores e internos do Iapen e do Cesein. A nossa ideia é preparar, transmitir e consolidar a cultura da paz através da mediação de conflitos em todo o Estado do Amapá”, ressaltou.

Mário Mendonça destacou que o objetivo do curso é capacitar os apenados do regime aberto, por meio de técnicas de solução de conflitos, tornando-os assim, portadores da cultura da paz na sociedade.

“Esse curso é um projeto piloto do Tribunal de Justiça do Amapá e inovador com esse segmento da sociedade. A finalidade do curso é preparar de forma adequada os apenados que estão no regime aberto do Iapen para que sirvam de instrumento de diálogo acolhedor, respeitoso e que sejam disseminadores da cultura da pacificação”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade