Cidades

Prorrogadas inscrições para seleção de 51 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado

Podem participar pessoas a partir de 18 anos, que tenham formação mínima de nível médio na modalidade Normal (magistério) ou superior em Pedagogia e áreas equivalentes


 

O Governo do Amapá prorroga até o dia 14 de abril, próxima segunda-feira, as inscrições do processo seletivo para a contratação temporária de professores alfabetizadores para o programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa busca selecionar 51 professores, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública e reduzir os índices de analfabetismo no estado, abrangendo jovens e adultos em processo de alfabetização.

 

As inscrições ocorrem exclusivamente pelo formulário online. O processo seletivo inclui análise de documentos, avaliação curricular e entrevista. São 35 vagas para Alfabetizador (professor popular) na zona urbana e 16 para a zona rural. Ao todo, serão 665 alfabetizandos distribuídos nos 16 municípios.

 

A atividade faz parte das estratégias previstas no Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), política lançada pelo MEC em colaboração com os estados, municípios e o Distrito Federal. O PBA amplia o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados, contribuindo para a redução do analfabetismo no país.

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) é parceira na execução do programa, auxiliando na seleção e capacitação dos alfabetizadores que atuarão nas turmas do estado.

 

Os selecionados atuarão em escolas da rede pública estadual, contribuindo para a execução de programas educacionais voltados ao letramento e desenvolvimento das habilidades fundamentais de leitura e escrita.

 

Os alfabetizadores selecionados receberão uma bolsa de incentivo, oferecida pelo Governo Federal, como apoio durante o período de atuação no programa. Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no país;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter formação mínima de nível médio na modalidade Normal (Magistério) ou superior em Pedagogia e áreas afins;
  • Comprovar experiência em alfabetização infantil ou de jovens e adultos;
  • Ter disponibilidade para atuar em regime de 40 horas semanais.

 

Programa Brasil Alfabetizado

Os professores contratados atuarão no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003 e que busca oferecer alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação formal na idade adequada.

 

O PBA garante capacitação contínua aos docentes, acompanhamento pedagógico e materiais didáticos específicos. Os alfabetizadores receberão bolsas no valor de R$ 1,2 mil mensais.

 

As adesões ao ciclo de 2025 do programa ocorreram entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro de 2025, por meio do Sistema Brasil Alfabetizado (SBA), permitindo que estados e municípios inscrevessem suas turmas para o ano vigente.

 


Deixe seu comentário


Publicidade