Cidades

Rede Limpa: 14 quilômetros de fios em desuso foram retirados de postes em Macapá pela CEA Equatorial

Cabos da rede de telecomunicações que foram retirados geravam poluição visual e risco aos pedestres


 

Iniciado no mês de março de 2024, o Projeto Rede Limpa, criado e idealizado pela CEA Equatorial, já percorreu algumas das principais ruas e avenidas de Macapá, garantindo a retirada de fios e fibras de telefonia e internet que estão em desuso.

 

O trabalho tem como objetivo diminuir a poluição visual dos postes, que são compartilhados com as empresas de telecomunicações, controlar os pontos com riscos de acidentes, regularizar as redes de telecomunicações não autorizadas além de otimizar a infraestrutura e a rede de distribuição elétrica.

 

O projeto, até o mês de novembro de 2024, já realizou a retirada de mais de 14 quilômetros de cabos em desuso e padronizou a rede em pontos estratégicos da cidade. Os trabalhos já foram, e seguem sendo realizados, em grandes vias como Leopoldo Machado, Henrique Galúcio e Cândido Mendes, no centro da capital. Durante as ações, quando constatada a necessidade, as equipes executam a troca de postes, onde até o momento, 240 estruturas foram substituídas.

 

Jorgemiro Junior, gerente de relacionamento com o cliente da CEA Equatorial, reforça ainda que os trabalhos são fundamentais e que só deve ser realizado por equipes da distribuidora, preparadas para o manuseio dos fios.

 

 

“Lembramos que o trabalho de retirada dos cabos não deve ser feito por qualquer pessoa. Ele deve ser realizado somente por profissionais preparadas da CEA Equatorial ou empresas de telefonia e internet que estejam usando corretamente os equipamentos de proteção, porque há risco de ter no emaranhado de fios algum cabo energizado. Se uma pessoa encontrar um fio pendurado ou no chão, pode ligar para a nossa central de atendimento pelo 0800 096 0196”, disse.

 

As ações de reordenamento dos cabos seguem um cronograma previamente montado e compartilhado junto às empresas de telecomunicações para que se adequem aos padrões exigidos pelo Grupo Equatorial. Os trabalhos seguem até o fim do ano em toda extensão da avenida Leopoldo Machado e continuam em 2025.

 

Além dos benefícios diretos para a qualidade dos serviços, o Projeto Rede Limpa também contribui para a redução dos impactos ambientais, ao eliminar estruturas obsoletas e promover a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.

 

Uso mútuo

O compartilhamento de postes e estruturas entre as empresas de telefonia e internet e a CEA Equatorial é uma prática já estabelecida por meio de contratos de cooperação mútua. No entanto, o Projeto Rede Limpa vai além do simples compartilhamento, buscando a otimização desses recursos e a garantia de uma infraestrutura mais moderna e funcional para atender às demandas crescentes de energia e telecomunicações.

 

 

Primeira etapa

Ainda em março, foi realizada a primeira ação do projeto Rede Limpa que se concentrou na região central de Macapá, na Rua Cândido Mendes entre as avenidas Padre Júlio e Mendonça Júnior. Além dos serviços de retiradas de cabos, foram feitas manutenções na rede de média e baixa tensão, além da padronização do cabeamento de telefonia e internet, proporcionando uma rede mais eficiente e segura.

 


Deixe seu comentário


Publicidade