Cidades

Renan Calheiros diz que Senado votará reforma a tempo de eleiç

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a Casa aguarda a conclusão da votação da reforma política na Câmara para definir um calendário de análise dos projetos que seja concluído a tempo das eleições municipais de 2016.



Desde a semana passada, os deputados analisam diversas propostas relacionadas à reforma política. Renan disse, em mais de uma ocasião, que o Senado iniciará a análise dos temas após a conclusão da votação na Câmara.

“Nós estamos aguardando a conclusão da Câmara e vamos colocar isso dentro de um calendário óbvio que nos permita ter regras claras e definitivas já para as próximas eleições municipais”, disse o peemedebista após sessão solene em homenagem aos 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral.

Durante e após o evento, Renan defendeu que seja estabelecido um teto para doações empresariais de campanhas como forma de evitar que “o candidato tenha dono e o eleito tenha patrão”.

“Eu entendo que tem que ser absolutamente transparente e que tem que colocar um limite para que não haja o patrocinador do candidato, o dono do candidato. Eu acho que isso é muito ruim para a democracia”, afirmou.

Projetos paralelos
Além da análise dos projetos da reforma política aprovados pela Câmara, há a possibilidade de os senadores se debruçarem sobre outros textos que já tramitam na Casa há algum tempo. Entre eles estão o projeto do ex-presidente do Senado José Sarney que estabelece o financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais e o projeto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que proíbe doações de empresas em dinheiro, ou por meio de publicidade, a candidatos e partidos políticos.


Deixe seu comentário


Publicidade