Cidades

Responsável por vestir personagem São Tiago continua ofício secular

Fé e superação


A costureira Rosi Sena Barreto, de 58 anos, é a responsável indumentária dos homens que interpretam os personagens de São Tiago, São Jorge e o Menino Caldeirinha na encenação da batalha entre mouros e cristãos, realizada no sábado, 25, na Vila de Mazagão Velho. A função foi herdada da mãe há mais de 30 anos. Na festa deste ano, mesmo após perda da visão, Rosi fez questão de desempenhar a atividade e contou com ajuda da filha caçula que assumirá a função futuramente.

Rosi é mãe de cinco filhos, dois homens e duas mulheres. A mazaganense é um exemplo de fé e superação. Desde a adolescência Rosi acompanhava a mãe, Iracema da Penha, quando esta vestia os personagens. Sempre muito atenta, ela aprendeu o ofício e assumiu a função.

Em junho deste ano a costureira foi surpreendida com uma doença que fez com que perdesse a visão, mas nem mesmo a doença a impediu de realizar a tradicional função. Ao amanhecer do dia 25, acompanhada da filha caçula, Fabia Silva, de 24 anos, foi a casa do Menino Caldeirinha, São Tiago e São Jorge, respectivamente, vesti-los para a encenação da grande batalha.

A costureira guarda tudo na memória, ela conta que existe todo um rito para vestir a indumentária e que nada pode estar fora do que manda a tradição secular. “Minha mãe fez tudo para que eu aprendesse a arrumá-los, não posso deixar de fazer pois, esta é a vontade soberana, a fé que prevalece e eu tenho muita fé no meu glorioso São Tiago, ano que vem estarei curada”.

Com lágrimas nos olhos, Rosi ensinou todos esses detalhes a filha que cuidadosamente vestia as figuras, sempre recorrendo a mãe quando surgia alguma dúvida. Para ela foi um momento de muita emoção. “Do jeito que a minha vó ensinou para ela, hoje ela me ensina. Estou emocionada, pois queria que ela estivesse enxergando para me ensinar, mas com fé no glorioso São Tiago, ano que vem estaremos fazendo isso juntas”, emocionou-se a pedagoga.


Deixe seu comentário


Publicidade