Cidades

Réveillon do Amapá deve movimentar R$ 15 milhões na rede hoteleira em Macapá

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira aponta que a região metropolitana da capital deve atingir 98% de ocupação no fim do ano com 50 mil visitantes


 

O Amapá vem se consolidando no cenário nacional como uma ótima opção turística para as festas de fim de ano, e com o maior Ano Novo da Amazônia, de 28 a 31 de dezembro, a procura por hospedagens da região metropolitana de Macapá cresceu consideravelmente e deve atingir 98% de lotação, com 50 mil visitantes, aquecendo a economia local com faturamento estimado de R$ 15 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/AP).

 

Promovido pela iniciativa privada, Governo do Estado, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre, a programação terá entrada franca com shows de Roberto Carlos, Alok, Alceu Valença e outros grandes nomes da música nacional e regional, que já geram impacto positivo sentido pela rede hoteleira da capital e na fronteira com a Guiana Francesa, em Oiapoque, com maior entrada de turistas no município.

 

 

“Essa é uma notícia boa para o Amapá, a rede hoteleira da região metropolitana está com sua ocupação no limite. Temos indicadores que já sinalizam os efeitos econômicos positivos do maior Ano Novo da Amazônia, que vai acontecer aqui no Amapá! Isso impacta a rede hoteleira, mas também tem o benefício indireto para restaurantes, comércios e transportes alternativos”, celebra o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.

 

Segundo Rafael Jucá, vice-presidente da Abih/AP, a pesquisa encomendada por uma rede de hotéis em Macapá tem sinalizado positivamente a hospedagem para os últimos 30 dias do ano.

 

 

“O impacto dessa movimentação já pode ser sentido pelos hotéis, pousadas e outras opções de hospedagens. A ocupação máxima nos últimos 30 dias do ano tem sido ótima, com as tarifas flutuando em até 10% a mais que as utilizadas no mesmo período do ano passado”, destaca o vice-presidente.

 

Macapá é um dos 10 destinos mais procurados na rota turística nacional da Região Norte, de acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur) para novembro. O resultado é fruto das iniciativas do Governo do Amapá que fortalecem o setor turístico, de negócios e serviços, com a realização grande eventos como Carnaval, Folia Literária e 53ª Expofeira e Arraiá do Povo, contribuindo para que a capital fique entre as mais atrativas.

 

 

“As expectativas para 2024 considerando, toda a programação de fim de ano, é que o amapaense viaje menos para outros destinos, e também que o estado receba um maior fluxo de pessoas, como já observamos na rede hoteleira, bem como, o aumento de outros serviços que fazem parte da cadeia produtiva do turismo que envolve transporte, alimentação, vestuário e muito mais”, frisa o coordenador do Observatório do Turismo do Amapá, Sandro Belo, que também ressalta que dezembro já registrou o maior fluxo histórico de pessoas chegando e saindo do Amapá, até a primeira quinzena do mês, chegando pelo platô das guianas.

 

De acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gabriel Flores, o Réveillon é mais do que uma festa, é uma oportunidade estratégica para fortalecer o turismo no estado.

 

“O maior Réveillon da Amazônia foi pensado não apenas como um evento cultural, mas como uma alavanca para a economia local. A ocupação na rede hoteleira já demonstrou um aumento e isso mostra que estamos conseguindo atrair visitantes de fora, gerando renda e promovendo o estado como um destino turístico”, destacou Flores.

 

Réveillon do Amapá

Com entrada franca para todos, a programação que celebra a chegada de 2025 acontece de 28 a 31 de dezembro no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento é promovido pela iniciativa privada em união com o Governo do Amapá, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.

 

Com grandes nomes nacionais contratados por empresas do setor privado, como Roberto Carlos, Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e Pablo do Arrocha, o evento contará com transporte metropolitano gratuito e presença de mais de 1,7 mil agentes de segurança pública do Governo do Amapá que darão suporte ao público presente.

 

O Governo do Amapá promove, ainda, a participação de mais de 40 artistas locais que enaltecerão as vozes e ritmos amazônicos como Tatty Taylor, Letícia Auolly, Amazônia Fusion, Rogério e Cia e Os Moreiras.

 

A estrutura do Réveillon da Amazônia no Amapá traz um ambiente totalmente moderno, com palco, som e iluminação, também garantidos pelo Governo do Estado. O evento consolida o estado como roteiro de grandes eventos nacionais do fim de ano, movimentando a economia, o turismo, a cultura e as produções locais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade