Cidades

Samu celebra 18 anos de serviços prestados no Amapá

O momento contou com atividade de capacitação e homenagem para os servidores


 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 18 anos de criação no Amapá na quarta-feira, 11, com uma programação preparada pelo Governo do Estado que homenageou a atuação dos profissionais que trabalham diariamente no atendimento que prioriza o cuidado, a vida e a assistência à saúde.

 

O evento, realizado para os servidores no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa – “Zerão”, foi um momento para relembrar e dividir alegrias, mas também para homenagear as pessoas que ajudaram e ainda ajudam a construir e melhorar o serviço de saúde no estado do Amapá.

 

 

“O Samu desde a sua criação mudou a forma de atendimento dos pacientes de urgência e emergência. Antes os pacientes eram removidos por meios próprios e por dispositivos que não eram normatizados pelo Ministério da Saúde. Hoje o Samu tem uma roupagem nova de direcionamento do fluxo desses pacientes, seja de atenção básica, média e alta complexidade, dentro da nossa rede de urgência. Celebro com gratidão e orgulho as conquistas que fazemos diariamente, fruto da dedicação e do esforço coletivo de uma equipe que se doa para salvar vidas”, declarou o diretor do Samu, Donato Farias.

 

No Amapá, o Samu foi inaugurado em 11 de setembro de 2006, para atuar com acidentes, traumas com vítimas, ocorrências pediátricas, clínicas, obstétricas, entre outras. Por dia, são atendidas em média, 120 ocorrências.

 

 

“Não tem como estar comemorando o aniversário do Samu, sem falar e parabenizar a equipe que conduz esse serviço. Os nossos condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos são a grande força propulsora desse serviço”, celebrou a secretária de Estado da Saúde, Débora Okabaiashi, que acompanhou as atividades comemorativas.

 

A enfermeira Suelly Sá, atua no Samu desde a sua criação, para ela, é muito gratificante estar há 18 anos ajudando quem precisa de socorro.

 

 

“São 18 anos de desafio diário para a gente que atua no Samu, mas, ao mesmo tempo, é extremamente gratificante ajudar a população, tanto que eu nunca quis mudar de setor. Poder celebrar toda a evolução do nosso serviço e fazer parte dessa história me deixa muito feliz”, comemorou Suelly.

 

A programação contou também com uma capacitação para os profissionais sobre o “método start”, técnica de triagem, categorização e atendimento de múltiplas vítimas utilizado no atendimento pré-hospitalar. O Samu também prevê mais atividades durante o mês para celebrar os 18 anos de serviço.

 


Deixe seu comentário


Publicidade