Saúde será reforçada com entrega da 1ª etapa da obra do Hospital de Porto Grande
Unidade hospitalar possui, inicialmente, 32 leitos com equipamentos modernos para aprimorar diagnósticos e tratamento de pacientes da região central do estado
O governador do Amapá, Clécio Luís, entrega na próxima segunda-feira, 26, a primeira etapa do Hospital Regional de Porto Grande, que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas dos municípios da região central do estado. A unidade hospitalar conta com serviços de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte.
A primeira fase integra a infraestrutura e a disponibilização de equipamentos modernos para aprimorar diagnósticos e tratamento. Além disso, o espaço recebeu novas mobílias para garantir mais conforto para pacientes e funcionários, possibilitando um atendimento mais eficiente e humanizado. A iniciativa é parte do Plano de Governo que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável da gestão.
Serão ativados, inicialmente, 32 leitos para internação clínica e cirúrgica, observação, recuperação e estabilização. O hospital será gerido pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa). Na segunda etapa, que já está em obras, é prevista a ampliação para 171 leitos, salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva e heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.
A primeira etapa da obra é coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos do Tesouro Estadual e de compensação ambiental pela Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão. O hospital reduzirá os atendimentos do interior no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, em Macapá.
“Nós vamos entregar essa fase inicial que já totalmente concluída e possibilitou a ampliação de espaços e, consequentemente, a oferta de atendimentos. Estamos trabalhando intensamente para cumprir o cronograma de atividades previsto para essa obra, para que a gente possa concluir todo o projeto que vai possibilitar que os moradores, não só de Porto Grande, mas de Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e arredores, tenham acesso aos serviços de saúde sem necessidade de deslocamento até à capital”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Os serviços da segunda etapa avançam em ritmo acelerado, cumprindo o cronograma previsto no contrato. As atividades se concentram na execução das fundações para, posteriormente, construir o prédio e iniciar a parte de cobertura, com previsão para dezembro deste ano.
Deixe seu comentário
Publicidade