Se depender da Fazenda, governos não transferem renda, afirma
Ex-presidente participou de conferência da FAO em Roma, na Itália
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se um governante depender da vontade da área econômica de um governo, nunca implementará um programa de transferência de renda. A afirmação foi feita durante discurso na 39ª conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), em Roma, na Itália.
“Se cada governante ficar dependendo da vontade da área econômica do governo, se cada presidente ficar esperando que o ministro da Fazenda diga que está sobrando dinheiro, ele nunca vai fazer um programa de transferência de renda”, disse o ex-presidente, depois de falar sobre programas sociais brasileiros.
A equipe econômica do governo brasileiro anunciou em maio um corte de R$ 69,9 bilhões no orçamento deste ano, o maior contingenciamento da história, destinado a reequibrar as contas públicas. Em razão da política de ajuste, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, enfrenta resistência no próprio PT, partido da presidente, e entre políticos da base aliada do governo. Segundo o Ministério do Planejamento, o programa Bolsa Família, de transferència de renda, não sofreu cortes.
Deixe seu comentário
Publicidade