A Secretaria Extraordinária de Políticas Afrodescendentes (Seafro) reuniu nesta quarta-feira, 22, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp) e representantes das comunidades de festas tradicionais e de terreiros, com o objetivo é assegurar aos grupos uma licença especial para que os eventos sejam realizados.
A licença é um pedido dos grupos, que enfrentavam algumas dificuldades para realização dos eventos de Batuque e Marabaixo devido ao horário.
“O movimento tem a tradição de levantar o mastro que ocorre de um dia para o outro, por isso necessitam de um horário diferenciado”, explicou a assessora técnica da Seafro, Valdinete Silva.
Durante a reunião os representantes dos grupos encaminharam as principais demandas do movimento como o respeito pelas manifestações culturais e segurança durante os eventos. Também foram estabelecidos os critérios para a emissão da licença especial e sensibilização junto aos órgãos estaduais e municipais responsáveis pelas autorizações.
A licença vai assegurar a realização das festas tradicionais dentro do que for acordado durante a reunião. Segundo os grupos, a medida é para regularizar as festividades e não para impedir as fiscalizações, pois também são cientes que os vizinhos possuem o direito ao sossego.
Deixe seu comentário
Publicidade