Cidades

Secretaria das Cidades inicia capacitação de servidores

APRIMORAMENTO


Com o intuito de aprimorar profissionais para atuarem nas diversas áreas da administração pública municipal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades (SDC) realizou uma capacitação que contou com 70 inscritos dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Porto Grande. O curso iniciou no dia 1º de dezembro com encerramento nesta sexta-feira, 4, e foi possível por meio de parcerias com a Escola de Administração Pública, Fundação Ulisses Guimarães e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

A proposta foi orientar, capacitar e preparar para a compreensão do funcionamento da administração pública municipal por meio de aulas semipresenciais, palestras de professores do IBAM e dinâmicas.

Segundo o secretário adjunto da SDC, Alessandro Sampaio, o objetivo é qualificar a mão de obra, fortalecendo a administração pública e formando cidadãos que possam contribuir no aprimoramento e desenvolvimento dos municípios.

“Esses cursos fazem parte de um programa que está em elaboração na SDC voltado à capacitação das cidades, que terá três eixos, captação de recursos, planejamento urbano e administração pública”, disse Alessandro Sampaio.

Nesta primeira etapa de curso ofertado foram abordados os desafios da administração pública municipal; o município na organização nacional; serviços públicos pós reforma gerencial dos Estados; regime jurídico municipal; controle interno e externo; gestão orçamentária e financeira; democracia participativa e controle social.

Novos cursos já estão previstos através do Programa de Capacitação da SDC para 2016, e atenderão os demais municípios do Amapá. As ações serão em parceria com ONGs e órgãos do governo federal.


Deixe seu comentário


Publicidade