Secretaria das Mulheres dialoga com centrais sindicais
Em sua primeira agenda oficial como Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM)
Em sua primeira agenda oficial como Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM), Silvana Duarte esteve reunida nesta sexta-feira, 9, com os sindicatos que integram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Amapá. Dentre os assuntos abordados pelo grupo, a necessidade de se retomar um canal permanente de diálogo para a elaboração de políticas sociais que estejam em conformidade com as demandas das camadas populares.
Silvanda Duarte – que está há uma semana no cargo – disse que os desafios estão só no começo, e que espera contar com a participação dos movimentos na construção de uma política social verdadeiramente eficaz.
O abandono das Unidades Móveis de atendimento a Mulher e a elevada taxa de desemprego de mulheres jovens no Amapá (51% de acordo com o IBGE) foram assuntos pontuados pelos líderes e deverão nortear o trabalho da nova secretária. Cumpre ainda, outra etapa importante do calendário de ações em 2015: estruturar os eventos nacionais em caráter local.
No primeiro semestre estão previstas mobilizações como a Marcha das Mulheres Negras, a Marcha das Margaridas e as programações da Semana Estadual da Mulher.Para a Marcha das Margaridas, a CUT espera disseminar a participação feminina através das líderes sindicais. Cerca de 70% das entidades vinculadas da CUT são coordenadas por mulheres.
Na próxima semana, a secretária deverá reunir com a coordenadora geral da Marcha no Amapá, Landia Vieira para acertar sobre a participação da SEPM no evento.Já para o segundo semestre de 2015, a SEPM e a CUT planejam aprofundar as discussões em torno de assuntos polêmicos como Estupro e Aborto desenvolvendo plenárias nos municípios.
Deixe seu comentário
Publicidade