A Unidade de Orientação e Elaboração de Projetos da Secretaria de Estado da Educação (Uoep/Seed) já registra 685 projetos pedagógicos que serão aplicados a partir do segundo semestre deste ano, envolvendo 965 professores em diversas escolas da rede estadual de ensino.
Os projetos aprovados em sua maioria serão aplicados em sala ambiente, seus autores, profissionais que pertencem ao quadro efetivo da Seed, receberão o benefício de 15% da regência de classe. Para secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, os projetos são um processo de articulação do currículo da escola e um requisito vital para a qualidade do ensino.
As iniciativas passam pelo incentivo pedagógico e social e estão aliados ao Projeto Político Pedagógico da escola. A Escola Estadual Modelo Guanabara, por exemplo, possui projeto voltado para a problematização da Exploração do Trabalho Infantil.
A coordenadora do Ensino Básico e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que as salas ambientes são espaços utilizados para a socialização de projetos como Tv Escola, biblioteca, laboratórios de informática e salas de leitura. Os locais são considerados para a administração pública um ganho do ponto de vista pedagógico como ferramentas para oferecer oportunidades de aprendizado e qualidade na educação.
“É muito positiva a movimentação em torno dos projetos porque mostra que a escola está em pleno desenvolvimento pedagógico interno e sempre em evolução. Os projetos das salas ambientes devem de fato acontecer e ter todo o atendimento voltado para o aluno para que o processo do ensino e aprendizado aconteça além do espaço da sala de aula”, pontuou.
Os projetos pedagógicos serão analisados, aprovados, acompanhados durante toda a execução 2dos trabalhos pela equipe técnica da Seed.
Deixe seu comentário
Publicidade