Cidades

Semana do aleitamento materno incentiva amamentação saudável

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e desenvolvido pelo Banco de Leite Humano (BLH).


A abertura da XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta terça-feira, 2, no Centro de Convenções Azevedo Picanço, foi marcada pela apresentação da banda de músicos do 34ª Batalhão de Infantaria e Selva, além de apresentações de ballet e música gospel.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e desenvolvido pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), com o objetivo de incentivar a pratica da amamentação saudável.

Profissionais da Atenção Básica, Saúde da Criança, Rede Cegonha, Secretaria de Saúde do Estado e do Município, além de representantes do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Estadual de Educação, participaram da programação de abertura que contou com palestras e apresentações especiais voltadas aos profissionais.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Rosália Freitas, a Sesa tem um projeto para ampliar a rede estrutura do Banco de Leite. “O banco tem uma estrutura pequena para uma demanda muito grande. A equipe consegue atender a capital e o município de Santana, mas nós temos o intuito de expandir esse serviço e atender os outros municípios”.

O tema deste ano é “Amamentação: Presente, saudável, futuro sustentável”. A proposta foi discutida pelo enfermeiro obstetra e representante da Rede Cegonha, Ronaldo Sales, que destacou o empenho do Ministério da Saúde (MS) para incentivar a amamentação saudável. “Em dezembro do ano passado, o MS conseguiu a proibição de propagandas de produtos que possam interferir na amamentação, como mamadeiras, chupetas, papinhas e leites artificiais. Todos esses produtos interferem na amamentação”, ressaltou.

Ações de incentivo ao aleitamento materno estão sendo promovidas em todo o país, para mostrar os benefícios da amamentação na sobrevivência infantil. No Amapá, essas ações também fazem parte da programação, inclusive, com ações dentro das escolas e em estabelecimentos comerciais.


Deixe seu comentário


Publicidade