Cidades

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estimula estudantes da rede pública

No Teatro das Bacabeiras, a abertura oficial do evento teve a participação de secretários e gestores das instituições de ensino


O início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amapá foi marcado pela intensa participação dos alunos do Ensino Básico das escolas públicas e particulares, que conheceram de perto as novidades expostas nos stands da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). No Teatro das Bacabeiras, a abertura oficial do evento teve a participação de secretários e gestores das instituições de ensino.

O vice-reitor da Ueap, Breno Silva, lembrou sua trajetória como bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e destacou a importância do incentivo o mais cedo possível de estudantes na pesquisa científica. “Todos os meus colegas de iniciação hoje são mestres e doutores. A SNCT é a hora de mostrar a importância do investimento em bolsas para a formação do pessoal mais qualificado que se tem hoje no mercado”, avaliou.

Eliane Superti, reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), destacou o compromisso da ciência na erradicação da fome. “O ano de 2016 foi eleito pela ONU como o ‘Ano Internacional das Leguminosas’. É preciso discutir nesse evento qual o impacto, qual o papel da Ciência e Tecnologia nessa questão”, sugeriu Superti, a título de provocação para os debates que devem acontecer durante a SNCT.

No mesmo contexto de erradicação da pobreza e do incentivo ao desenvolvimento social, Dilnéia Tavares, pró-reitora de Pesquisa da Ueap e coordenadora do evento, disse que a SNCT é um evento que congrega diversas instituições educativas com outros órgãos e setores produtivos.


Deixe seu comentário


Publicidade