Cidades

Seminário realiza formação dos educadores das Escolas Família no Amapá

Público alvo do evento são membros da sociedade civil e servidores de instituições públicas


A partir desta terça-feira (17) até o próximo dia 20 de maio, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Rede das Associações das Escolas Família do Amapá (RAEFAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), promovem em Macapá/AP, o Seminário de Formação dos Educadores(as) das Escolas Família do Estado (EFA’s). Com o tema “Diálogos sobre Pedagogia da Alternância e Agroecologia”, o evento tem como objetivo promover formação pedagógica de educadores (as), visando o fortalecimento da educação do campo nas Escolas Famílias do Amapá. Participam da iniciativa, membros da sociedade civil e de instituições públicas.

No Brasil, historicamente a educação no campo foi negligenciada, apesar de ser um direito do cidadão, um dever do Estado e de estar assegurada na constituição Federal de 1988, que estabelece igualdade das condições de acesso e permanência na escola para todos.

Dentro desse contexto de carência, destacam-se iniciativas como a das EFA’s do Amapá. As escolas não só promovem a educação no campo, mas fazem isso a partir da pedagogia da alternância, que se adequa as necessidades da população rural ao alternar tempo escola e tempo comunidade, visando uma problematização da realidade e reflexão a partir dos conhecimentos aprendidos durante a realização da formação.

As EFA’s também buscam o Desenvolvimento Local Sustentável ao propagarem a agroecologia. A formação dos atores envolvidos tem como enfoque principal o fortalecimento da agricultura familiar e inserção profissional dos jovens no meio rural, priorizando a preservação do meio ambiente.

Atualmente, o Amapá possui Escolas Família distribuídas em cinco municípios do Estado: Macapá, Mazagão, Itaubal, Tartarugalzinho e Pedra Branca do Amapari. As EFA’s existem há mais de 25 anos e se organizaram em rede há 15 anos, ao criarem a RAEFAP. A Rede das Associações das Escolas Família se apresenta como uma entidade não governamental, com o papel de representar politicamente as escolas família e assegurar a sustentabilidade institucional, pedagógica e financeira.      

Seminário

Visando fortalecer o movimento, o seminário vem refletir sobre as bases da Pedagogia da Alternância e seus instrumentos didático-pedagógicos, como ferramentas para a construção de novo modelo de desenvolvimento, pautado nas dimensões humanas, cidadãs e agroecológicas, que norteiam os currículos de formação das escolas do campo.

Data: 17 de maio de 2016

Local: Universidade Federal do Amapá- Auditório de Letras (Rod. Juscelino Kubitscheck, S/N – Jardim Marco Zero, Macapá – AP)

Horário: A partir das 9h.


Deixe seu comentário


Publicidade