Cidades

Semsa tem meta de alcançar 29 mil crianças

Campanha de Vitamina A


Este sábado, 15, é um dia voltado para a saúde das crianças de seis meses a cinco anos. É que, além do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a multivacinação, a Prefeitura de Macapá também inicia mais uma etapa do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem a meta de realizar 29 mil suplementações. A campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído no Brasil em 2005 com o objetivo de reduzir e controlar a Hipovitaminose A (ausência de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo), e a mortalidade e morbidade em crianças dessa faixa etária. A suplementação inicia aos seis meses de idade e a cada seis meses as crianças fazem nova dose até que completem cinco anos.

Algumas mudanças na alimentação contribuem para a absorção dessa vitamina. “Ela é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais e vegetais como couve e cenoura, por isso é importante que os pais adotem hábitos mais saudáveis, além de levar seus filhos a uma UBS para a suplementação a cada seis meses”, explica a coordenadora municipal do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

Em 2014, o Município conseguiu ultrapassar a meta de suplementar mais de 50% do público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, Macapá tem mantido o índice satisfatório se comparado com os números das demais capitais brasileiras.


Deixe seu comentário


Publicidade