O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu inscrições nessa segunda-feira, 25, para 30 cursos profissionalizantes. A instituição oferece 400 vagas para Macapá.
Logo nas primeiras horas de inscrições o curso de Cozinheiro se destacou como o de maior demanda: são apenas 25 vagas, com cerca de 70% da procura. A coordenadora da Divisão de Educação Profissional do Senac no Amapá, Robenize Jucá, afirmou na manhã de hoje no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que o curso é o preferido por parte dos inscritos por causa do quantitativo de carga horária e sua peculiaridade de curso profissionalizante.
“Temos cerca de 30 cursos disponibilizados nesta fase, mas, de fato, o curso de cozinheiro tem sido o mais procurado, por sua característica de formação profissional, onde os concluintes ficam qualificados para o mercado de trabalho, tanto para ocuparem vagas em restaurantes especializados como também para trabalharem como autônomos. São apenas 25 vagas, mas nos preocupamos em inscrever mais 25 a título de cadastro reserva, tomando como experiência edições anteriores, em que pessoas inscritas não realizam o curso; aí, nesse caso, chamaremos os habilitados no cadastro reserva. Fazemos isso em todos os demais cursos”, explicou a Robenize.
Na manhã dessa segunda-feira foi grande a procura e muita gente reclamou da organização no atendimento. Carlos Amoras, candidato ao curso de cozinheiro, protestou: “A importância dos cursos oferecidos pelo Senac por si só justificaria uma organização melhor, mas é muito gente para se inscrever e pouca gente para atender. O Senac poderia muito bem rever esse atendimento, melhorando a organização e distribuindo um número maior de senhas, porque a grande maioria vai acabar não sendo atendida hoje”, sugeriu.
De acordo com a coordenadora de Educação Profissional do Senac, entretanto, o número se senhas disponibilizadas diariamente atende a demanda: “Essa grande procura pelo menos nos dois primeiros dias é normal; depois, o número de candidatos vai diminuindo e, até sexta-feira, com certeza, a procura será bem menor. Nós disponibilizamos diariamente 160 senhas, o suficiente, portanto, para atender todos os candidatos’.
Deixe seu comentário
Publicidade