Cidades

Servidores do Iapen também contribuem para garantir estoque de

Muitos agentes e educadores já são doadores, alguns doaram pela primeira vez e os que não puderam, levaram amigos e parentes



 

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Amapá (Sinapen), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), realizou a campanha “Saúde é vida! Educador doa e agente também”.

O objetivo foi incentivar os agentes penitenciários e educadores do Iapen a doar sangue para colaborar com o estoque do Hemoap, pois nesse período carnavalesco a demanda é maior devido o risco de acidentes. A Campanha ocorreu na manhã deste sábado, 14.

O servidor que compareceu a ação terá direito a um dia de folga que será agendado no decorrer do mês. “A nossa intenção é ajudar o próximo e mostrar que por trás de uma farda tem um ser humano e nós queremos resgatar esse sentimento de solidariedade dos nossos servidores”, explicou Jailson Lourenço Mafra, presidente do Sinapen.
Janete Silva, educadora penitenciária, aderiu à campanha e pretende continuar doando.

Atualmente o Iapen possui 960 servidores. Muitos agentes e educadores já são doadores, alguns doaram pela primeira vez e os que não puderam, levaram amigos e parentes. As direções de ambos os órgãos planejam outras edições da ação. “Cerca de 500 agentes não puderam participar, pois estavam saindo ou entrando de plantão, então vamos realizar outras edições para que possam doar também”, afirmou Jefferson Dias, diretor-presidente do Iapen.

Para o diretor do Hemoap, Domingos Sávio, essas campanhas são importantes para garantir um estoque que atenda a demanda do feriado prolongado. “A plaqueta de sangue tem uma vida útil de cinco dias, por isso precisamos coletar sangue pelo menos a cada três dias. Com o a ação de hoje podemos fechar o Hemoap na segunda e na terça-feira, pois o nosso estoque de sangue está abastecido”, explicou o diretor.

Outras edições da campanha serão realizadas para que os agentes que não puderam participar desta, também possam doar sangue.

A educadora Janete Silva aderiu à campanha e pretende continuar doando. “Temos que ser solidários, afinal não sabemos quando vamos precisar. Esta é a terceira vez que estou doando e pretendo continuar”, informou a educadora.

Pela primeira vez em anos o estoque de sangue do Hemoap está de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde para o Amapá, de garantir o estoque de sangue para uma semana.


Deixe seu comentário


Publicidade