Símbolos como pequenas gravatas, bigodes e o tradicional laço azul, foram recebidos com consciência e confraternização por magistrados, servidores e colaboradores. Foi com este clima que o Judiciário amapaense aderiu ao Novembro Azul e voltou suas atenções para a importância da prevenção do câncer de próstata.
A equipe do Serviço Médico do Tribunal de Justiça (Tjap) em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas realiza todos os anos a campanha Novembro Azul como forma de conscientizar e alertar o público masculino de que a prevenção é o melhor remédio no combate à doença.
O Chefe da Sessão de Atendimento Médico do Tjap, Edinaldo Siqueira, explica que a iniciativa busca a prevenção, a exemplo da ação realizada em outubro referente ao câncer de mama, desta vez o câncer de próstata está em foco: “Sabemos que os homens têm certo preconceito quanto ao exame da doença, mas se detectada no início, tem altíssimas chances de cura. Queremos estimular os homens a realizarem o exame, pois é simples e rápido e seus benefícios são inúmeros”.
Para a presidente do Tjap, desembargadora Sueli Pini, o maior objetivo é trazer a reflexão sobre o tema do câncer de próstata: “Queremos despertar, em especial a população masculina, para que se previna e se cuide. Nós sabemos que os homens têm mais dificuldade em se cuidar e a campanha vem para ajudar a vencer esta dificuldade e esta resistência, buscando sensibilizar e encorajar os homens”.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
Deixe seu comentário
Publicidade